Projectos

Notícias

Estúdio

  DESAFIOS URBANOS'12

CLIENTE |  Espaço Arquitectura

ARQUITECTURA |  Mafalda Santiago e André Torres

3D |  Santiago & Torres arquitetos

LOCAL | Guimarães, Portugal

DATA | 2012

 

“Walking Factory”- Fábrica Caminhante”

 

O desafio lançado no concurso de arquitectura “DESAFIOS URBANOS’12” revelou-se um interessante e multifacetado repto, visto tratar-se da revitalização de um imóvel privado, de carácter industrial que garanta a revitalização do tecido urbano, a alteração do posicionamento estratégico da zona envolvente, com efeitos directos no desenvolvimento das dinâmicas empresariais, comerciais e socioeconómicas.

Este concurso incitou-nos à reflexão sobre a forma de revitalizar este imóvel em particular, inserindo-o numa problemática mais abrangente, ou seja, repensar nos imóveis de carácter industrial, que ocupam áreas significativas do Vale do Ave, e cujo o destino está em causa.

O programa a implementar surgiu com a seguinte questão:

Como podemos actuar neste território em particular, mas com uma estratégia comum de unificação destas estruturas industriais dispersas pelo Vale do Ave?

A resposta a esta questão lançou-nos para a implementação de um programa inovador, revitalizador deste edifício, como modelo a aplicar nas restantes estruturas que se encontram marginalizadas. Este edifício será a sede da área empresarial do Vale do Ave, um invólucro, contentor de um conjunto de empresas com características, dimensões e actividades muito distintas que promovam sinergias através da possibilidade de mobilidade dentro da rede de incubadoras em toda a região. É aqui que o conceito de “Walking Factory”- Fábrica Caminhante” se tornou fundamental para a nossa concepção da intervenção neste território.

O conceito de toda a intervenção materializa-se a partir da implementação dos PODS, contentores de empresas, que funcionam como espaços de trabalho móveis, de dimensões e configurações modulares, permitindo funcionar isoladamente ou em conjunto. Os PODS, elementos comuns em toda a rede de parques empresariais propostos, maximizam a mobilidade e flexibilidade das empresas, organizando e estruturando, numa lógica comum todos estes territórios.

Abrir Slide Show     >

Partilhar no facebook

copyright  ©  Santiago & Torres 2014